Está considerando estudar na Itália? Da culinária à história, dos costumes à cultura, o país tem muito a oferecer aos estudantes internacionais que, com certeza, enriquecerá a sua experiência de estudo.

A seguir, separamos algumas das infinitas razões pelas quais a Itália é um lugar incrível e também peculiar.

Curiosidades

– A palavra “tchau” é usada na Itália quando você se despede e também quando encontra alguém. Neste último caso é equivalente ao nosso “oi” e “Olá”.

– Os italianos gostam de fazer refeições na rua. E um dos lanches favoritos é a pizza, que em muitas cidades italianas é comida de forma dobrada.

– Os italianos adoram comer massas e são os inventores de muitas delas como, por exemplo, lasanha, rondeli, canelone, nhoque e capeletti.

– A palavra Itália foi criada na Roma Antiga. Os romanos chamavam de Itália a região sul da Península Itálica. Esse termo tinha o significado de “terra dos bois” ou “terra dos pastos”.

– O nome oficial da Itália é República Italiana.

– A capital da Itália, Roma, é a cidade mais populosa do país com cerca de 2,9 milhões de habitantes.

– O território da Itália possui o formato de uma bota, chutando a ilha da Sicília.

– O esporte preferido dos italianos é o futebol, chamado por eles de cálcio.

– Dizem que em cada esquina das cidades italianas é possível encontrar uma igreja católica. Exageros a parte, a Igreja Católica Apostólica Romana é muito forte no país, sendo que cerca de 84% da população italiana segue o catolicismo.

– A Itália surgiu como país somente em 1861 com o processo da unificação italiana. Antes disso, a Península Itálica era uma concha de retalhos formada por vários reinos.

– O ponto mais alto da Itália é o Monte Branco com 4.808 metros de altura.

– O maior rio da Itália é o Pó com 652 km de extensão.

– O norte da Itália é a região mais rica e desenvolvida do país.

– A Itália é o quinto país mais visitado do mundo. Em 2013 recebeu cerca de 42 milhões de turistas.

– O povo italiano é considerado um dos mais comunicativos do mundo. Adoram conversar, principalmente em voz alta, e também usam muitos gestos manuais para transmitir informações.

– As bicicletas e lambretas são meios de transportes muito usados pelos italianos, principalmente das grandes cidades.

– Antes de adotar o Euro (moeda oficial dos países da Zona do Euro), a moeda italiana era a Lira.

– A Constituição da Itália, redigida pela Assembleia Constituinte, entrou em vigor em 1º de janeiro de 1948. Ela é composta por 139 artigos e 18 disposições.

– Um dos queijos mais consumidos na Itália pé a mozarela. A verdadeira, feita na Itália, usa como base o leite de búfala.

Cidades:

ROMA – FLORENÇA – CALÁBRIA – BOLOGNA – MILÃO