Reconhecido como República Popular da China, o país que costumamos chamar somente de China é o maior da Ásia Oriental, mais populoso e um dos mais visitados do mundo. Alguns hábitos culturais dos chineses são muito peculiares, assim como seus costumes, regras e leis que tendem a ser diferentes, bizarros e até estranho para os que não residem na região. No entanto, esses fatos atraem milhões de turistas por ano às terras chinesas, deixando o país entre os melhores para conhecer, explorar e se aventurar.

Curiosidades

 

– A China é o país mais populoso do mundo, com 1,38 milhões de habitantes – quase um quinto da população total da Terra..

– Em função da elevada população, o governo chinês criou uma lei determinando que cada casal só pode ter um filho. 

– A China possui a maior construção do mundo, a Muralha da China. Ela possui 21.196 quilômetros de extensão.

– Na China nascem cerca de 20% mais meninos do que meninas. Isso faz com que haja uma grande quantidade de homens solteiros no país.

– É comum o hábito do arrotar durante a refeição. É uma demonstração de que aprovou a comida.

– A culinária chinesa é para nós, ocidentais, muito estranha. Os chineses apreciam carne de cobra e de cachorro (principalmente em ensopados). Espetinhos de escorpião, grilo e cigarra são encontrados facilmente nas ruas. Outros pratos exóticos são: barbatana de tubarão, sopa de ninho de andorinha e testículos de várias espécies de animais.

– As leis chinesas são extremamente rigorosas e a pena de morte é aplicada para diversos tipos de crime.

– Na China os idosos são muito valorizados em função das experiências de vida e cultura que carregam. Por isso, cerca de 30% das famílias chinesas possuem um dos avós morando junto.

– A China é o segundo país mais poluidor do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos (referente à emissão de dióxido de carbono).

– A China é o país que mais consome energia no mundo. O problema é que o país usa o carvão mineral (altamente poluente) para gerar cerca de 70% de sua energia.

– A escrita chinesa é ideográfica, ou seja, usa símbolos gráficos para representar palavras e conceitos abstratos.

Cidades:

PEQUIN