A Irlanda é chamada de República da Irlanda para assim diferenciá-la da Ilha que tem o mesmo nome. A população total da Irlanda é de pouco mais de 6 milhões de habitantes e a língua oficial do país é o inglês, mas muitos ainda falam o irlandês, também conhecido como gaélico. Mas além dos dados básicos, a Irlanda tem curiosidades muito peculiares.

Uma delas, não tão curiosa assim, porque muitos países já estão aderindo, é o fato de que na capital, Dublin, há wi-fi gratuito espalhados em vários pontos da cidade, sinalizados por simpáticas plaquinhas feitas por mosaico. Nos ônibus de Dublin também é liberado o acesso à internet.

Outra curiosidade da Irlanda, motivo de orgulho para o país, é estar em quinto lugar como um dos melhores times de Rugby do mundo, entre os 101 times existentes.

Alguns costumes são considerados como curiosidades da Irlanda, por serem bem específicos do país e se destacarem, são eles:

      • Hábito excessivo por chá: O Irlandês toma muito chá. Mais do que o brasileiro toma café. E a curiosidade é que eles também têm o hábito de tomar chá com leite, o que não é muito comum em outros cantos do mundo.
      • Portas coloridas: Curiosamente, a Irlanda tem as portas coloridas, em quase a totalidade de suas casas. Há duas lendas que justificam esse costume. O primeiro diz que em 1861 a Rainha Victoria, após a morte do Príncipe Albert decretou que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por centenas de Irlandeses. A segunda explicação é que como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual era a sua residência.
      • Roupas confortáveis, até demais: Conforto é prioridade para os Irlandeses, o curioso é que por isso, eles têm o hábito de usar roupas muito largas. Os moletons geralmente são duas vezes maiores do que o corpo. Outra curiosidade na Irlanda, justificada pelo conforto, é que os meninos usam calças de moletom sem cueca.
      • Dedicar-se à caridade: Este fato nem parece uma curiosidade, porque deveria ser comum em todo o mundo, e até é, mas não com tanta regularidade como na Irlanda. Os Irlandeses são tão caridosos que o país é considerado o mais altruísta da Europa. Segundo dados recentes, 70% da população irlandesa contribui com caridade, 37% contribuem com o tempo livre para trabalhos voluntários, e 64% contribuem com a ajuda à estranhos. Há lojas de caridade espalhadas pelas cidades. Esta é uma curiosidade invejável da Irlanda, que deveria ser seguida pelos demais países à fora.

Cidades:

DUBLIN