Não há dúvidas que a Índia é um dos países mais interessantes e curiosos do mundo. Sua cultura chama a atenção de todos e pode ser considerada única. Só no território indiano existem pelo menos 18 línguas oficiais, isso sem falar nos milhares de dialetos e variações. O povo é muito apegado à tradição e a mantém viva há milênios.

Economicamente e socialmente a Índia é um país bastante desigual. Enquanto cidades como Nova Deli impressionam pelo desenvolvimento e são consideradas de 1º mundo, ainda existem vilarejos onde nunca houve energia elétrica e o povo morre de fome. A expectativa de vida também pode variar até 15 anos de um estado para o outro e o sistema de castas faz com que a população seja dividida e ganhe “rótulos” logo ao nascerem.

Os indianos têm uma série de crendices e tradições que a primeira vista parecem muito estranhas, especialmente para os ocidentais. Um bom exemplo são as vacas. Fonte de alimento em muitos países ela é venerada na Índia. Já o couro, muito usado comercialmente em todo o mundo é desprezado e considerado impuro pelos hindus. O modo como tratam as mulheres também é bastante diferente. Ao se tornarem viúvas, as elas devem raspar a cabeça e se vestir sempre de branco, como manda o hinduísmo. Ter uma filha na Índia é considerado um fardo pois ao se casarem elas deixam a casa e ficam atreladas a um novo clã. É necessário ainda desembolsar um bom dinheiro para o dote, uma série de presentes dados à família do noivo.

A Índia é o segundo país mais populoso, atrás apenas da China. E o sétimo maior em área geográfica do mundo. Tem mais gente que todos os 35 países das Américas juntos. Nova Deli, capital da Índia, e Mumbai são as cidades mais populosas da Índia. Mumbai, mescla antiga Índia com a modernidade. Nova Deli, é o local que mais recebem visitantes, já que é onde os turistas de primeira viagem costumam se hospedar principalmente por ser mais barato.

A Índia é realmente um país bastante diferente. Seu trânsito é considerado caótico e a religião gera inúmeros conflitos. O importante é saber reconhecer as diferenças principalmente culturais e respeitar os ritos e costumes desse povo.

CURIOSIDADES

  • O principal sanduíche da cadeia de fast food McDonald´s, é servido uma variação feita com frango. A maioria esmagadora da população indiana não come carne bovina, visto que a vaca é considerada um animal sagrado no hinduísmo.
  • Caso queira beber água ou qualquer outro tipo de bebida, apenas eleve o copo acima da boca e então entorne sem que toque na boca.
  • Os casais quase não se beijam em público sob o risco de serem presos por atentado ao pudor. Segurar as mãos também é muito raro de se ver. Por outro lado, os homens se abraçam muito, andam de mãos dadas e mantém bastante contato físico entre si.
  • É comum que meninas se casem logo, para que seus pais se livrem mais uma boca para comer em casa, já que após o casamento a esposa é de responsabilidade da família do marido. Na Índia, a idade adulta legal de uma mulher é de 18 anos e de um homem é de 21. No entanto, não é preciso que uma mulher alcance a idade adulta para se casar. Embora o casamento infantil tenha sido proibido em 1929, e, desde então, as leis preventivas e suas revisões foram promulgadas, ainda acontecem muitos protestos contra, e alguns casamento continuam sendo realizados.

Cidades:

NOVA DÉLI